Balanço - 2018 - 2021
Meu último balanço filatélico que publiquei aqui no Blog foi em 2017, de lá para cá nenhum. Foi um período muito difícil - Perdas pessoais, mudanças radicais na minha vida pessoal e para completar veio a sindemia do COVID 19 para emaranhar tudo. Gosto muito de fazer o balanço, até para ficar o registro histórico evolutivo da minha atividade como filatelista. Resumindo, uma análise da produção filatélica do ano, fazer uma análise de onde posso melhorar e as conquistas atingidas.
Apesar dos problemas, me fechei na minha coleção, pouquíssimas aquisições, foco total na organização do que eu tenho, muito estudo para organizar e colocar as coleções no papel. O foco maior foi na coleção das "Copas do Mundo", "Futebol nas Olimpíadas", "Cidades sedes - Copa do Mundo do Brasil 2014" e "Torneios, ligas e histórias do futebol". Minhas coleções antigas ficaram totalmente aposentadas.
As trocas por cartas do exterior, zeraram, recebi apenas uma carta da Argélia, na minha residência nova (velha) depois farei o registro dessa carta e do material recebido: Postais, selos e FDCs muito interessantes.
As aquisições se resumiram à leilões no Facebook (em breve farei um post contando essa experiência); Peças do Brasil dos anos 50 e 60 que iam diretamente para contar a história das cidades sedes da Copa do Brasil de 2014.
Foi um período de muita consulta - Livros de História do Brasil, Editais e a Wikipédia para me ajudar a contar a história de diversas peças que compõem as sedes da Copa do Brasil 2014, uma trabalheira enorme e muito prazerosa - Uma aula maravilhosa e muito aprendizado com essas pesquisas.
Infelizmente o Blog ficou abandonado, nada foi postado, não me sentia confortável para escrever. Colocar algo no "papel" do Blog sobre um assunto que gosta é muito difícil, principalmente quando a cabeça está voltada para outros problemas. Outro dano é o hábito de escrever, parece que enferruja, o conteúdo está na cabeça mais as palavras não saem para compor um texto. Até mesmo a minha conta de Facebook ficou parada, como lá eu só trato de Filatelia, não via muitos motivos para ficar "zanzando" por lá.
A troca do nome do Blog foi importante para seguir em frente. Eu achei que o nome antigo não batia muito com a ideia de filatelia. Esse novo nome dá um "foco" ao trabalho.
Outra grande novidade para mim nesse período foram as exposições filatélicas, participei de várias, colocarei aqui no Blog todas essas participações e os respectivos resultados. Surgiram para substituir as exposições presencias (acredite as pessoas se reuniam em eventos, observavam coleções, conheciam novas pessoas e faziam novas amizades) Acredito que chegaram para ficar, não vai acabar as presenciais, mas eu acredito que teremos muitas virtuais de agora em diante.
Resumo das atividades:
- Coleções da temática de futebol - Copas do mundo de 62, 70, 74, 78, 82, 86 e 2014 com praticamente 100% dos itens colocados no papel.
- Coleção das cidades sedes da Copa do Brasil 2014, farei um post explicando de onde tirei essa ideia (sabe lá de onde surgiu) e as consequências dessa coleção que terminou ficando sem fim.
- Coleções de pássaros totalmente aposentada e com alguns materiais para colocar no papel e acredito que tirarei muitas peças da coleção para troca.
- Coleção Natureza Brasil teve algumas peças (FDC, quadras e outras peças) que agregaram as peças já existentes. Muitas peças para organizar ainda.
- Coleção Brasil, essa teve alguma coisa colocada, principalmente de peças adquiridas em leilões e algumas filatélicas.
Planos:
- Organizar todas as Copas do Mundo que eu tenho peças que podem compor uma coleção mínima para apresentar.
- Fazer a apresentação da coleção com as peças e abrindo o tema Futebol
- A FIFA com a sua história e colocação das peças no papel.
- Para esse ano não penso em trocas e tão pouco grandes aquisições, manter o que tem e principalmente colocar no papel.
Apenas para esclarecer, quando falo - "Colocar no papel", trata-se da peça filatélica devidamente protegida e organizada em uma folha de papel offset com a sua história contada dentro do contexto da coleção que ela faz parte.
Que novos tempos cheguem...
Comentários
Postar um comentário