Catálogos Eletrônicos

O meu começo da filatelia (fim da década de 80) quem tinha um catálogo era rei. Vivia sendo paparicado por outros filatelistas para "filar" uma consulta. Recordo de um cidadão que tinha o Yvert Tellier 1985/86 completo, catálogo de selos com origem francesa, se não me falha a memória ele era composto de seis volumes, um catálogo feito naquele papel jornal fedorento e fino (rasgava facilmente), com as imagens dos selos em P&B, custava uma fortuna e muito difícil de achar para comprar. Um peso tenebroso para um filatelista ficar levando para consultas.

Eu tive dois catálogos:


image


- RHM 1987, catálogo de selos brasileiros de excelente qualidade. Comprei ele na época que colecionava selos brasileiros, foi de fundamental importância na organização da coleção.

 
- Temático de pássaros 1972, Catálogo exclusivo da temática de pássaros. Consegui essa raridade com um comerciante de selos em Salvador/BA. Ele me repassou esse catálogo por um valor muito baixo (também nessa idade!!!)
 
Hoje as coisas mudaram bastante, temos tudo isso online e o melhor, gratuito. Vou deixar os links dos catálogos que mais uso para as minhas consultas.
 
Mundial
Não encontrei nada melhor que esse site para consulta de selos mundiais, basta fazer um cadastro gratuito e já ter direito a consulta. Bem organizado e atualizado.
 
Brasil
Catálogo com todos os selos emitidos no brasil, com foto, descrição e cotação. Permite até inclusão da sua coleção (mediante cadastro gratuito). A consulta é livre e sem necessidade de cadastro algum.
 
Moedas
Catálogo de moedas brasileiras riquíssimo em detalhes, muito bacana, não precisa de cadastro algum para as consultas.
 
Como os tempos mudaram e a tecnologia veio pra ficar no auxilio da filatelia. Não precisa ficar buscando catálogos piratas por aí, se não pode adquirir um de forma legal (comprando), tem tudo online, gratuito e legal para consulta do colecionador.

Comentários

  1. Muito Bom Ricardo,Parabéns pela iniciativa e vamos apoiar., abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo filatelista, escrevi esse artigo para mostrar as pessoas que tem maneiras legais (nos dois sentidos) de catalogarmos nossas coleções sem recorrermos a pirataria. Lembro de um anúncio de catálogo RHM em PDF na nossa COFI, edição de janeiro do ano passado, uma vergonha. Não tinha ninguém na edição da revista para cortar um anúncio desse? Mandei a foto para o twitter da COFI mas nunca me responderam, também dizer o que?

      Excluir

Postar um comentário

Mais lidas no mês

Cartas recebidas - Sérvia

Correios brasileiro, onde vai parar?

Lavagem de selos - meu método