Proteção de selos


No fim do ano passado, estava no grupo do Facebook que trata de filatelia e levantei o assunto de alternativas para proteção de selos.
Essa assunto eu levantei por dois motivos: Hawid o valor é impraticável e o "Hawid" nacional está ficando cada vez mais caro, e só tem um fabricante.  Fiquei pensando... se esse único fabricante parar, já era.

Lembro que tinha ligo em algum informativo uma dica de fazer usando papel celofane, na verdade um celofane mais resistente, que infelizmente não achei aqui em Petrolina/PE. Tentei fazer usando o celofane normal, usei uma base de papel mais grosso. O resultado está na foto abaixo, gostei do resultado.


Segue abaixo o link para o artigo completo desse método:

Outro método que foi mostrado no grupo, mas esse eu não testei por achar o material um pouco caro e achei que não conseguiria fazer, mas fica o link para que quiser tentar.

Coincidentemente, um colega correspondente lá da Índia, colocou uma foto no Facebook que estava organizando a coleção. Nessa foto ele colocava os selos em plástico. perguntei a ele como selava, se usava uma seladora ou qual método que ele usava. Ele não respondeu, mas disse que usava plástico porque os protetores custam muito caro.

Fui na boa e velha internet, pesquisar métodos para selar plástico. Até que um cidadão fez um vídeo no Youtube, selando com ferro de solda. 

Um pouco de história. Em 1988... 1989 (não lembro bem), irmão de um colega filatelista, apareceu com os selos "plastificados". Tinha de tudo, quadras, blocos e selos. Lembro que mostrou para o pessoal da feira do selo, e foi um sucesso. O problema era a selagem, faca quente. Nunca tentei fazer.

Quando foi agora, resolvi ir a fundo nessa ideia com o uso de ferro de solda, como eu já tenho um (uso para a minha atividade de manutenção de  computador) resolvi colocar em prática. Os detalhes do tipo de plástico e grossura, vou deixar para o passo a passo que vou fazer desse método de proteção, breve colocarei aqui no meu blog.

Podemos ver o resultado em algumas fotos que coloquei abaixo e uma bem detalhada que coloquei no início do artigo.




Agradeço a todos os amigos filatelistas que ajudaram com ideias no grupo e as dicas que foram passadas. Os links deixei aqui no blog.
Acho que me identifiquei com esse método, rápido e muito econômico. A apresentação junto as folhas de álbum gostei bastante, não vejo fazer falta nenhuma o preto do fundo do Hawid.

Breve o passo a passo do método.

Comentários

  1. Boa Tarde, acho que um bom método e de baixo custo é o uso de envelope do mesmo material em que é feito os de Compact disk ou DVD. Eles existem de inúmeros tamanhos. Uso para acondicionar selos repetidos em album. Retiro a targeta colante e colo em folhas de album pelo avesso. Dá bom resultado. Se disponível uma guilhotina (cortadora de papel), dá para fazer o mesmo formato do Hawid para coocar em classificador. O Papel é feito de polietileno o mesmo do Hawid e do nacional

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, sou filatelista de Londrina, PR.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo sendo caríssimo, só confio no Hawid alemão.

    ResponderExcluir
  4. Qual o plástico e a gramatura que você utiliza?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais lidas no mês

Cartas recebidas - Sérvia

Correios brasileiro, onde vai parar?

Lavagem de selos - meu método