150 anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie

Chegou na última segunda-feira (19/09/2022), exata uma semana após a sua postagem (12/09/2022), uma carta do Instituto Mackenzie, contendo - Edital, bloco comemorativo (Mint) e um texto do Centro Histórico e Cultural do grupo, relatando a importância e do oferecimento da referida peça para compor a minha coleção.

Essa história começou em 10/08/2022, com um email enviado por mim para a instituição solicitando orientação de como poderia adquirir a peça. Já coloquei no email os meus dados e inclusive como poderia ser realizado o pagamento do bloco e os custos de correio. Esse email nunca foi respondido. Como também não foi cobrado absolutamente nada.

Eu como outros colecionadores brasileiros de selos ficaram sem a opção de adquirir essa emissão postal. Simplesmente sumiu das agências (muitas nem viram a cor) e do canal On-line de vendas do Correio. O que se escuta nos canais Filatélicos de Facebook e mensagens - O instituto adquiriu praticamente toda a tiragem da emissão. Resultou em uma revolta grande na comunidade, vimos pessoas cobrando valores altíssimos por esse bloco. Absurdo.

Eu mesmo cheguei a fazer um questionamento na época:

https://filateliaemfoco.blogspot.com/2022/05/filatelia-aonde-vai-parar.html

Eu já não coleciono com regularidade os selos do Brasil (anual) faz muito tempo. O que me deixou triste foi por se tratar de uma emissão que conta a história da cidade de Paulo/SP. Ficaria um buraco na coleção - Copa do Mundo 2014, história das cidades sedes.

Percebi que muitos colecionadores tinham entrado em contato com o Instituto, e que a instituição estava mandando para os colecionadores que por ventura se interessassem. Mandei o email e estou finalmente com a peça na mão.

Nunca ficou muito claro o que realmente aconteceu para causar esse transtorno aos (poucos) colecionadores brasileiros - Pelo menos não vi o assunto ser mais tratado e esclarecido.

O que realmente aconteceu? 

  • Os correios brasileiros sabiam dessa intenção do instituto fazer essa compra grande de peças?
  • Se sabia, porque não alterou a tiragem para ter uma boa quantidade para venda e não ter gerado toda essa especulação nos preços do bloco?
  • Se não sabia, porque permitiu o Instituto comprar esse volume grande?

Se alguém souber as respostas, ou até mesmo o próprio instituto queira esclarecer, agradeceria muito.

A título de informação deixo o email que escrevi e solicitei o Bloco. chcm@mackenzie.br

Quero deixar os meus sinceros agradecimentos ao Instituto Mackenzie pelo envio da peça filatélica e do Edital que muito irá abrilhantar a minha coleção.

Comentários

  1. Escutei de um pastor que os Correios praticamente obrigaram o Instituto a comprar uma grande quantidade, para viabilizar a emissão. O instituto ficou com 10 mil blocos. Não acredito em má fé do Instituto, até pirque eles disponivilizaram vários blocos para quem pediu, de graça

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais lidas no mês

Lavagem de selos - meu método

Filatelia, $$$ aonde vai parar?

O começo