Catar 2022 - A copa sem selos!
Copa do mundo de futebol, data muito esperada pelos fãs do futebol, para nós filatelistas também, principalmente quem coleciona esse tema, costumam ser selos bonitos e retratando os detalhes do país sede, mascote, estádios e etc.
Infelizmente essa prática mundial de emissão de selos para esse evento, morreu. Estava muito decepcionado com a atitude dos correios brasileiros em não emitir nada para copa, sabe-se lá se for campeão qual vai ser a atitude, vai lançar algum selo? Vamos aguardar!
O Brasil tem uma tradição de longa data em lançamentos de selos para as copas do mundo de Futebol, farei um artigo em breve com esse resumo de emissões e aminha opinião sobre cada copa.
Até a Copa da Russia/2018 - foi uma quantidade boa de selos emitidos por países participantes e não participantes da Copa, as emissões da própria anfitriã foram muito interessantes. Vou começar a fazer um resumo de selos emitidos nas últimas copas, vou decidir se começo da primeira copa e venho até as atuais ou faço de forma contrária.
Será que essa baixa emissão de selos é um boicote por causa que está sendo realizada no Catar? Todos os problemas que cercam essa nação - problemas com direitos humanos e da mulher, diversidade, liberdade de expressão e tudo de ruim que cerca uma monarquia absoluta - tudo ao rei e aos seus amigos e o restante que se exploda! (em todos os sentidos). Vamos ver na próxima Copa, será realizada em 3 países: EUA, México e Canadá - talvez tenha um pouco mais pela ampla relação diplomática (dependência/subserviência) que o mundo tem com os EUA - Vamos aguardar.
Voltando a filatelia, tive o cuidado de fazer uma pesquisa quais os países realmente lançaram algum selo em homenagem ao evento, acredito que pelo tardar da data, nenhum outro país lançará mais nada.
Fora o Catar que lançou cinco emissões no ano de 2021, dentre blocos e selos - retratando o país, estádios e etc, tivemos os seguintes "gatos pingados' - Chipre Turco com um selo , Armênia com um selos e Mônaco um selo (foto acima). Interessante, nenhum pais participante (fora a sede) lançou selos, acredito que desde a copa de 1950, nunca aconteceu isso. A fonte de pesquisa e captura da imagem do selo foi do site: Stampworld.com, que considero uma fonte de pesquisa confiável para quem não tem acesso a assinatura paga de catálogos internacionais de renome - que é o meu caso.
Vamos aguardar o final da copa, veremos se terá emissão do campeão no seu respectivo país.
Terei que repensar de como irei tratar essas próximas copas "sem selos" - a coleção terá o registro da copa com esses raros selos que eu venha a conseguir? Simplesmente não irei fazer mais nada e focar nas copas anteriores que tem bastante material? Gosto de colocar a tabela dos jogos, dados estatísticos, mascote e curiosidades entre as peças lançadas no álbum, vai ficar muito difícil com poucas/nenhuma emissão.
Regras comerciais muito pesadas da FIFA. E como comercialmente o selo está em situação crítica, quase nenhuma empresa quis fazer. Resta saber se a FIFA teve intenção em não ter selos mesmo
ResponderExcluirOlá amigo, agradeço seu comentário, mas esse papo de "custos de licença Fifa" veio a baila na copa anterior - até o Brasil ameaçava não lançar selo por isso, e lançou - muitos países participantes da copa lançou, acho que o meu texto levanta outras razões, vamos aguarda a próxima e chegar a conclusão. Valeu!
Excluir