Privatização dos Correios, uma visão diferente.
Sabe aquelas coincidências que acontecem? Vou narrar um fato que ocorreu comigo na última sexta-feira (26/02/2022). Estava no trabalho quando estacionou um Prêmio - Alguém lembra ainda dessa "maravilha de automóvel"? - Surrado de guerra, desce uma pessoa que aparentava uns 40 anos, chinelo no pé, uma camiseta tão surrada quanto o veículo e de short. Tratava da entrega daquela empresa cujo nome que lembra uma floresta e o dono é um careca que parece que tem alguns trocados no banco.
Os pacotes estavam literalmente pegando fogo - Até porque os pacotes ficavam espalhados pelo banco traseiro e nos braços de uma moça que o acompanhava, acredito que ajudava a ir organizando a bagunça de pacotes e achar a folha de papel para o recebedor assinar. Fico imaginado o careca vendo essa maravilhosa logística de entrega terceirizada.
Agora vem a coincidência! Quando esse rapaz me entregou os dois pacotes que pareciam que tinham pasteis de feira dentro! Chega o veículo de entrega do Correio. Veículo apropriado para entrega - Infelizmente sou péssimo para marcas e modelos de carros atuais, mas tinha espaço para carga. Essa frota dos correio daqui de Petrolina/PE foi toda trocada, lembro que eram umas "Kombi caixa d'água". Os vidros fechados e o funcionário no ar condicionado. Ele desceu com um pacote da mesma empresa do careca, estava devidamente fardado e com crachá de identificação.
Enquanto isso, o Prêmio estava tendo dificuldade para pegar, o rapaz saiu do veículo dizendo palavras que eu não posso narrar aqui, colocou água no radiador, empurrou cabos de bateria.... Voltou ao veículo e finalmente pegou. Ouvi a sua copiloto já indicando a próxima entrega. Já o veículo do correio saiu sem problemas.
Fiquei a pensar o que normalmente escutamos em relação aos funcionários públicos - Pessoas que tem muitos benefícios e que não cabe mais isso nos dias de hoje.
Será que realmente estamos caminhando para o lado certo? Entregar atividades essências para a iniciativa privada onde só visa o lucro? Subsídio cruzado inexistente! Que terceiriza tudo dessa maneira? A questão não é olhar e criticar os benefícios do funcionário público, e sim tornar isso possível para todos. Não é possível que passamos décadas lutando para ter dignidade no trabalho e remuneração justa para agora aceitar tudo isso de maneira natural.
Essa precarização do trabalho é o mínimo que vai acontecer com cidades pequenas e distantes do famoso "Sul Maravilha". Pessoas que vivem de bico, colocando seu veículo próprio para fazer entrega, quando não fazem de bicicleta (como muitos chegam aqui para entregar).
Aquela outra loja virtual famosa, uma de origem Argentina, é do mesmo jeito. Você fica triste em ver a condição dessas pessoas. Uma vez eu perguntei (já sabendo a resposta) se a empresa não poderia comprar um veículo melhor para as entregas - Comprar? Esse carro é meu, não ajudam com nada, recebo um pouco mais de R$ 1,00 por pacote entregue.
Lembrando que a entrega é controlada por grandes empresas nessa "parceria" com essas lojas On-line, esses coitados que trabalham dessa forma já são terceirizados da terceirizada de entrega.
Vale a reflexão.
Comentários
Postar um comentário