Transformers no Royal Post! O rumo da Filatelia agora é esse?
O Correio Real (Royal Mail), serviço de correios britânico, lançará em 1 de setembro de 2022 uma série de 13 selos e diversas outras variações (coisa que está muito na moda nos dias de hoje) - Blocos, mini folhas, kits para presente, livros e muitos outros etc. Link abaixo. Todo essa material inclusive já está em pré-venda!
O correio britânico fala o seguinte da emissão:
“Nearly 40 years on, thanks to the addition of comic books, computer games and movies, the likes of Optimus Prime and Megatron have become pop-culture titans.”
“Quase 40 anos depois, graças a criação de histórias em quadrinhos, jogos de computador e filmes, nomes como Optimus Prime e Megatron se tornaram titãs da cultura pop.”
Sim e daí?
Não querendo ser chato já sendo, quero justificar o meu - E daí?.
Afinal de contas qual o objetivo do selo postal? Além do registro de pagamento para postagem de correspondências é claro. Onde fica o contexto cultural e histórico relacionado ao país que emite o selo? Onde foi parar tudo isso?
Qual sentido de uma empresa de correios fazer uma emissão com algo que não se justifica em nada para o país? Apenas ganhar dinheiro? Não tenho dúvidas que irá vender muito rápido e pouquíssimos serão usados para a sua verdadeira finalidade. O que será que as associações filatélicas inglesas acham disso? Concordam com esse tipo de emissão alienígena no seu correio?
Venho assistindo essas bizarrices desde adolescente, quando comecei a colecionar selos em meados de 1987 - Achava muito esquisito em ver selos do Paraguai com imagens de personagens da Disney, lembro inclusive que os comerciantes lá da "feira da selo" vendiam muito esse tipo de material. É selo? É. Mas qual o sentido em colecionar selos dessa natureza? Agora ver esse tipo de bizarrice no Correio Inglês, nunca esperava isso. Lembro que muitos outros países considerados sérios "filatelicamente falando" já lançaram selos em homenagem a filmes, séries famosas e diversas outras coisas totalmente fora do contexto do seu país.
Os EUA fazem selos de carrinhos em miniatura, desenhos animados, personagens de filmes, cantores famosos que já foram para outro plano, astros do cinema deles - Ainda passa, trata-se de "produtos" deles.
Tem sempre aquela máxima! Se tem é porque tem quem compre e cada um é livre para colecionar o que quiser.
Deixo abaixo o link da reportagem do LINNS onde eu soube dessa emissão de selos ingleses.
Comentários
Postar um comentário