Nota de esclarecimento - Carta registrada sem selos

Estive nessa última sexta-feira 13/04/2018 na agência central aqui de Petrolina/PE, para tirar todas as dúvidas sobre essa nova forma de trabalho dos correios. Conversei com o gerente da agência e fiz as seguintes perguntas:

1) Como ficará a postagem de cartas registradas?
R - Até o momento continua da mesma forma, acredito que a até o fim desse mês deve sair a portaria que vai determinar as novas regras (já era pra ter saído). Não vai poder mais pré-franquiar e as cartas seguirão sem selos. Todo o registro de pagamento vai ficar no comprovante que você recebe.

2) O que você acha desses novos procedimentos e o porquê disso?
R- Os selos ordinários vão acabar, só vai existir selos comemorativos com base em cotas de ministério (pagam para fazer esses selos). Acredito que as tiragens vão diminuir a quantidade de emissões também, vai ficar exclusivo para carta comercial e não comercial. Uma dívida enorme dos correios com a casa da moeda e o própria situação financeira da instituição que fabrica os selos não permite mais a emissão de selos.

Minha opinião:

Uma vez um funcionário dos correios me disse que a privatização seria de torno de encomendas registradas e com rastreio (SEDEX, PAC e Doc. Registrados) o que tem o maior lucro, as cartas simples e serviço de carteiro ficaria estatal. Estou começando a acreditar nessa teoria. Gostaria de saber se algum outro país já adotou essa política para cartas registradas. Uma carta pode circular sem o comprovante de pagamento (selo) colocado na carta? As regras da UPU permitem isso? Aguardemos os próximos capítulos. Vai ficar muito feio nossos correspondentes receberem uma carta pelada!

Comentários

  1. Bom pessoal, infelizmente, nosso pais esta sendo muito mal governado, o sitema de entrega de correspondencia, no mundo é muito grande no entanto em nosso pais, esta falido, é uma tristeza muito grande para o grupo de filatelistas Brasileiro, que num futuro proximo teremos que colecionar selos de paises estrageiros, (Este é o pais em que vivemos)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais lidas no mês

Lavagem de selos - meu método

Filatelia, $$$ aonde vai parar?

O começo