História do começo...


Senta que lá vem história, essa é a data que eu considero como um marco no meu ofício de filatelista. Estava eu assistindo um telejornal em Salvador/BA e foi dada a notícia do selo acima, isso mesmo, nessa época telejornal falava de lançamento de selo.
Comecei a buscar informações (sem google) sobre o assunto, e daí em diante foram essas as fases do meu colecionismo:

1987 até 1991 - Nesse período comecei a acumular todo o tipo de selo que aparecia, não importava o tema ou estado de conservação. Iniciei a coleção do Brasil de 1974 em diante, cheguei a montar aquele horrorendo do álbum tafisa. A coleção do Brasil chegou a ficar praticamente completa (com exceção da Brasiliana 83). Em relação a filatelia temática, resolvi colecionar pássaros e ursos. Foi uma época muito intensa em relação a correspondências no exterior, muitas peças legais foram adquiridas por trocas. Fui funcionário e logo depois fiz minha própria banquinha de vendas de selos na "feira do selo" em Salvador/BA.

1993 até 1995 - Um período nublado para a coleção. Ficou muito prejudicada a aquisição de novas peças. Mudei para uma cidade do interior de Pernambuco, selo comemorativo não aparecia (como não aparece até hoje). Nas vezes que eu ia em Salvador/BA, trazia alguma coisa. Coloquei um anúncio na revista COFI e muitas cartas chegaram. Mas o voo foi de galinha, não durou muito pela falta de como adquirir peças para troca e muitos problemas de falta de emprego e financeiros. Cheguei a comprar peças em leilão que acontecia em Brasília/DF, acredite, leilão por carta.

1995 até 2012 - Fase de total escuridão de novas peças para a coleção. Aposentei literalmente.

2013 até 2015 - Retomada da coleção, acho que depois do nascimento de minha filha, deu aquele gostinho de agora tem pra quem deixar. Com a mudança de casa, novo espaço, foi bacana para a profissionalização da coleção. Organizei o esquema de álbuns para os selos, tinha a referência horrenda do tafisa, estão desenvolvi um esquema de imprimir as folhas em papel de gramatura maior e colocá-las em pasta catálogo. Surgiu a ideia de voltar a colecionar Brasil (Já que a minha coleção eu perdi para pagar dívidas familiares) não todos os selos, um tema, escolhi "Fauna e Flora", selos que mostre nossos parques, campanhas de preservação do meio ambiente e que mostre fauna e flora. Com a organização das peças definidas fui atrás (agora com google) de comprar material e peças para voltar a coleção. Hoje a "Fauna e Flora" Brasil já está completa até 1992, tenho muitas peças atuais e mais antigas para organizar e dar sequencia na coleção. A coleção de pássaros já se encontra em álbum restando pouquíssimas peças para incluir. Com a chegada da Copa de futebol 2014, resolvi montar um álbum com todos os selos de copas do mundo lançados pelo Brasil, essa coleção já tem páginas montadas e falta pouca coisa para deixá-la completa (até a próxima copa). Organizei um álbum para guardar todos os selos nacionais e estrangeiros que não fazem parte de nenhuma temática que coleciono. A temática de ursos foi encerrada (tinha pouquíssimos selos). Criei esse blog para deixar registrado essa nova fase e poder dividir e trocar conhecimentos com outros filatelistas.

Planejamento para o próximo ano - Começar um coleção do Brasil década de 50 e 60, selo com cara de selo. Um verdadeira aula de história do nosso país. Concluir a coleção das copas de futebol e avançar pelo menos uns 10 anos na de "Fauna e Flora" Brasil chegando a meados dos anos 2000. Quem sabe, tomar coragem e voltar a anunciar na COFI e me cadastrar nesses sites de trocas. Que venham os próximos anos.

Comentários

Mais lidas no mês

Lavagem de selos - meu método

Filatelia, $$$ aonde vai parar?

O começo